Formatura III – O Vestido

August 2nd, 2012 by Ingrid Emerick

Um olá cor-de-rosa a todas as leitoras!

Cheguei para finalizar a Trilogia da Formatura!
Assunto de hoje: O Vestido.

Ninguém pode negar que o vestido de formatura é o item mais popular da festa, afinal é para ele que todos olham quando você entra no salão. Por isso estamos aqui fechando essa série de posts para descobrir qual é o melhor vestido para o seu corpo, tom de pele, e claro, sua personalidade.

Vestido Paula Fernandes erradoAlugado ou feito especialmente para o evento, antes de qualquer coisa, o vestido de formatura deve ter suas medidas exatas. Pano sobrando deixa o corpo disforme, e pano de menos dará uma modelagem que ele não tem, deforma a silhueta e faz com que se ajuste a partes do corpo que deixam o look deselegante. Nem pense em usar isso a seu favor para parecer mais ou menos magra, por que realmente não funciona e ainda pode te deixar com umvisual vulgar. Um exemplo é a cantora Paula Fernades, que errou no tamanho do vestido, lindo a propósito, mas deixou umas “sobrinhas” para fora.

Para encontrar o vestido de formatura perfeito é preciso que ele tenha o caimento perfeito, que valorize os pontos fortes e disfarce os famosos “defeitinhos”. Para isso,  é só ficar ligada nas dicas:

Para as moças de quadril largo, o indicado é evitar vestido com volumes bordados ou brilho nessa parte do vestido, o ideal é chamar mais atenção para a parte superior do corpo. Decotes mais profundos e alças mais finas deixam os ombros proporcionais aos quadris. Evite estampas e vestidos muito colados ao corpo.

Vestido para formatura

Para as “magrinhas”, a dica é dar preferência aos modelos de vestidos com detalhes volumosos e chamativos que dão maior volume ao corpo. Vestidos com babados, plissados, drapeados, bordados e tecidos mais encorpados são boas dicas. Os decotes em corte reto também ajudam. Abuse de estampas grandes, evite vestidos muito colados ao corpo e com tons escuros.

Vestido para formatura

Ao contrário das magrinhas, as mulheres mais “cheinhas” devem evitar volumes, estampas e detalhes em excesso. Prefira cortes verticais ou detalhes nesse sentido, pois ajudam a alongar a silhueta. Evite também o modelo tomara-que-caia, as mangas são bem mais indicadas, mas sem muitos detalhes, e a cintura baixa no modelo de vestido império ajudam a disfarçar a barriguinha. O decote em V é uma boa opção para região dos seios.

Vestido para formatura

Para as mais baixinhas, o indicado é não usar vestidos largos e nem o longo completo, a não ser que você traga uma bela fenda vertical. Dessa forma, parte das pernas fica a mostra e alongando a silhueta. Os modelos de vestidos ajustados ao corpo, sem mangas ou com cintura alta alongam a silhueta. E claro, nunca se esqueça de abusar no salto.

Vestido para formatura

Para as mulheres com pouco seio, os modelos de vestidos para formatura devem cobrir a região do colo. O decote em U e detalhes nessa região como bordados, plissados, babados e aplicações que sugiram volume valorizam o colo. As mulheres com pouco seio também podem abusar dos decotes profundos na frente ou costas, além do modelo tomara-que-caia.

Vestido para formatura

as mulheres com muito seio devem evitar volumes e detalhes nessa região. Decotes quadrados ou em V e corte imperial são aconselháveis. Evite decotes profundos, abertos, ou vestidos de formatura que cubram totalmente o colo. O tecido deve ser bem estruturado e em tons escuros, de preferência. Procure chamar atenção para a saia com bordados e outros detalhes.

Vestido para formatura

As mulheres sem cintura devem investir em modelos ajustados ao corpo. Evite os modelos de vestidos tubinhos ou os em corte reto. Vestidos de formatura com detalhes demarcando a cintura são a melhor escolha assim como as pregas nas laterais, que dão volume aos quadris e seios.

Vestido para formatura

E para as moças com ombros largos, a dica é apostar nas alças largas e no decote em V transpassado para dar a sensação de ombros menores e cintura definida. A saia levemente armada torna os quadris mais largos e proporcionais aos ombros.

Vestido para formatura

E com a paleta de cores com que dispomos, porque não escolher aquela que combina perfeitamente com a sua pele? Afinal, você deve brilhar na noite da sua formatura.

Para quem têm a pele muito clara os tons de rosa, azul e vermelho são indicados. É bom evitar os tons de verde ou amarelo.

Peles negras podem optar pelo amarelo, verde, bege, azul ou vermelho. Tons sóbrios e escuros, com o marrom, não são indicados.

A pele amarela abre uma possibilidade maior de tons. Entre eles estão o vermelho, azul, rosa, marrom ou dourado.

Para a pele morena, o ideal são as cores vibrantes como amarelo, vermelho e alaranjado.

E é sempre bom lembrar que o tipo físico influencia na cor. O horário do evento também pode alterar a escolha. Eventos à noite, por exemplo, não combinam com estampas florais.

Mas, como sempre, o mais importante é sentir-se confortável.

Usem, abusem e fiquem gloriosas com essas dicas. Afinal, agora é que a vida começa!  ;)

Logo eu volto com mais Dicas de Moda.

Xoxo*

  • ivanna silva

    liindoss vestiidos